A IA na avaliação



A partilha de experiências é muito importante para desconstruir ideias e eliminar barreiras O último fórum e as intervenções dos colegas abordam a utilização de inteligências artificiais (IA), como o ChatGPT e o Gemini, no contexto educativo, especialmente focados na avaliação de trabalhos e na interação dos professores com essas tecnologias. O objetivo principal é explorar como essas IA podem complementar o processo educativo, oferecendo suporte na avaliação e facilitando a aprendizagem dos alunos.

Um análise crítica destas intervenções permite encontrar uma variedade de interações entre os professores e as IA, destacando tanto os desafios quanto as oportunidades de usar essas tecnologias no ensino. Há uma ênfase na importância da adaptação e da aprendizagem contínua por parte dos professores para maximizar o potencial das IA.

São também identificadas limitações e potencialidades das IA, sendo reconhecido que as IA têm limitações claras, como a capacidade de compreensão contextual e a necessidade de curadoria humana para interpretação de resultados. Ao mesmo tempo, as IA oferecem vantagens significativas, como a capacidade de processar grandes volumes de dados e oferecer feedback rápido e personalizado.

Já quanto ao impacto na Educação e Desenvolvimento Profissional, os colegas expressaram um interesse crescente no uso das IA para melhorar a eficiência na avaliação e personalização do ensino. É destacada a necessidade de desenvolver competências digitais entre os professores para utilizar essas tecnologias de forma eficaz e ética.

Concluindo, as intervenções refletem um cenário dinâmico de integração das IA na educação, onde os benefícios potenciais são claros, mas a necessidade de supervisão e orientação humana também é essencial. O desafio reside na criação de uma parceria equilibrada entre humanos e IA, aproveitando ao máximo as capacidades tecnológicas sem perder de vista os valores educacionais e éticos fundamentais.

Pessoalmente gostei do desafio colocado, pelo que partilho aqui a minha intervenção no fórum:

por Tiago Santos - 
Boa noite,
Optei por questionar o Chatgpt acerca de um enunciado de um trabalho de pesquisa que uso com os alunos para os introduzir aos trabalhos de pesquisa.
Apresento em seguida a "conversa" com o Chatgpt:

Boa noite, Podes dar um parecer qualitativo sobre a avaliação de um trabalho destinado aos alunos de um curso profissional que vou partilhar aqui? A resposta tem de ser em Português de Portugal, por favor.

ChatGPT: Claro, posso ajudar com isso. Por favor, partilha o trabalho que pretendes que eu avalie.

Trabalho de pesquisa individual: Tema 4.1 A identidade regional
Temas a abordar
•Aspetos físicos que caracterizam uma região;
•Património construído e Cultural;
•Atividades Económicas;
Metodologia
•Elaborar a ficha radiográfica de um Concelho Português, indicando:
- Nome;
- População;
- Freguesias e outras divisões administrativas;
- Principais atividades económicas;
- Principais atividades culturais;
- Património natural relevante;
- Património humano/cultural relevante;
- Outros dados relevantes.
Avaliação
•Qualidade da pesquisa e dos recursos utilizados – 35%;
•Apresentação correta da informação – 50%;
•Apresentação gráfica do trabalho – 15%;

ChatGPT: Parecer Qualitativo sobre a Avaliação do Trabalho
Estrutura e Clareza
O trabalho de pesquisa individual sobre "A identidade regional" está bem estruturado, abordando três áreas principais: aspetos físicos, património construído e cultural, e atividades económicas. A metodologia é clara e detalhada, fornecendo uma orientação precisa sobre o que deve ser incluído na ficha radiográfica de um concelho português. Isto ajuda os alunos a focarem-se nos elementos essenciais e a desenvolverem uma pesquisa abrangente.
Temas a Abordar
Os temas selecionados são apropriados e abrangentes. Permitem aos alunos explorar a diversidade das regiões portuguesas e compreender a sua identidade única. A inclusão de aspetos físicos, património construído e atividades económicas assegura uma análise completa e multifacetada das regiões.
Metodologia
A metodologia proposta é robusta. A ficha radiográfica serve como uma excelente ferramenta para organizar a informação de forma sistemática. A lista de itens a incluir (nome, população, freguesias, atividades económicas e culturais, património natural e humano, outros dados relevantes) é exaustiva e garante que os alunos não deixem de fora nenhum aspeto importante.
Critérios de Avaliação
Os critérios de avaliação são equilibrados e bem definidos:
Qualidade da pesquisa e dos recursos utilizados (35%): Este critério incentiva os alunos a utilizarem fontes fiáveis e a realizarem uma pesquisa detalhada. A percentagem atribuída (35%) é adequada, uma vez que a profundidade da pesquisa é fundamental para a qualidade do trabalho.
Apresentação correta da informação (50%): Atribuir 50% à apresentação correta da informação sublinha a importância da precisão e da clareza na comunicação dos dados. Isto é crucial, especialmente em trabalhos de pesquisa, onde a exatidão é vital.
Apresentação gráfica do trabalho (15%): Este critério reconhece a importância da apresentação visual do trabalho, incentivando os alunos a serem criativos e a utilizarem elementos gráficos para tornar a informação mais acessível e apelativa. A percentagem de 15% é apropriada, uma vez que, embora importante, a apresentação gráfica não deve ser o foco principal.
Sugestões de Melhoria
Incorporar Referências Bibliográficas: Poderia ser útil incluir uma secção específica para a lista de referências bibliográficas. Isto não só ajudaria a reforçar a importância de utilizar fontes fidedignas, como também ensinaria os alunos a citar corretamente as suas fontes.
Critério de Originalidade: Considerar a adição de um critério para avaliar a originalidade e a criatividade na apresentação dos dados. Isto incentivaria os alunos a apresentarem a informação de formas inovadoras.
Feedback Detalhado: Garantir que os alunos recebem feedback detalhado sobre cada um dos critérios de avaliação, para que possam entender onde se destacaram e onde precisam de melhorar.
Conclusão
A proposta de trabalho é muito bem concebida, cobrindo todas as áreas relevantes para o tema em questão. Os critérios de avaliação são claros e equilibrados, incentivando uma pesquisa rigorosa e uma apresentação cuidada da informação. Com pequenas melhorias, como a inclusão de referências bibliográficas e um critério de originalidade, a proposta pode tornar-se ainda mais eficaz no desenvolvimento das competências dos alunos.

Análise Crítica
Em relação à análise ao trabalho feita o chatgpt, tenho de concordar com as sugestões apresentadas, até porque, eles fazem parte da dinâmica do próprio trabalho. Este enunciado serve de base para o trabalho que realizo com os alunos em sala de aula, através do qual ensino os alunos a fazer a paginação, os índices automáticos, a legendas e índices de imagens e, também, como fazer as referências bibliográficas e a bibliografia ou netografia, já que eles só vão aos livros quando os obrigo.
O critério da originalidade, faz sentido, mas neste trabalho em particular não. Atendendo à dinâmica do trabalho, não há muito espaço para a criatividade, a não ser na pesquisa e na seleção das fontes, e mesmo aí, este ano foram orientados para começar o trabalho no chatgpt e depois ir à página oficial do município ver se estava tudo certo (um pouco como o que estamos aqui a fazer 😁).
Quanto ao feedback, este é constante ao longo do trabalho, e no final os alunos fazem uma análise do trabalho onde identificam as dificuldades, mas também aquilo que gostaram mais de fazer.

No final, fiquei a moer com isto e decidi fazer uma experiência. Peguei no enunciado que as professoras partilharam e pedi ao gemini que me fizesse um enunciado para este trabalho, e ainda inclui a apresentação oral: https://g.co/gemini/share/a0d1f9c568d0
E depois pedi ao chatgpt que analisasse esse enunciado: https://chatgpt.com/share/ea3e7c96-64ec-4720-866d-962104e88225

E dei por mim a constatar que, mesmo sabendo que não há grelhas ou rúbricas perfeitas, há informação que nós professores assumimos como óbvia, e que por isso não consta dos enunciados, mas que estando lá, facilita a compreensão dos alunos sobre aquilo que se exige.
Termino referindo que no próximo ano, não tenho problema algum em utilizar o enunciado apresentado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SEDR TEMA 1. A SOCIEDADE DIGITAL E OS NOVOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO (ONLIFE).

SEDR Reflexão pessoal

EAVA Tema 1. Competências digitais, plataformas e ambientes virtuais