De volta, e pronto para "apanhar o barco"
MODELOS PEDAGÓGICOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM AMBIENTES DIGITAIS
Depois da excitação inicial em torno do início de uma nova unidade, deparei-me com uma série de questões pessoais e profissionais que me impossibilitaram de acompanhar devidamente esta pós-graduação.
Nas leitura que já tive oportunidade de fazer, os modelos pedagógicos e as respetivas estratégias de ensino e aprendizagem em Ambientes Virtuais ou Híbridos estão muito focados com o ensino regular, o que torna esta aprendizagem ainda mais desafiante, tendo em conta a minha vontade de criar, na minha escola, um ecossistema digital em rede direcionado para a formação de ativos.
O objetivo passa por compreender como se pode articular estes modelos com a criação de ambientes digitais que permitam o desenvolvimento de competências e apetências profissionais. E, se é verdade que já há muita oferta no mercado nacional, o feedback que tive das empresas não corresponde ao que é vendido em algumas plataformas de ensino à distância. Esta insatisfação faz com que algumas ordens profissionais já se estejam a insurgir contra estas formações por as considerarem inadequadas e cientificamente questionáveis.
Espero que, após esta formação, e em conjunto com a minha equipa, seja capaz de inverter esta situação ;)
Comentários
Enviar um comentário