EAVA Tema 1. Balanço de uma semana atribulada

A abordagem a este tema não foi fácil, não pelo tema em si, mas sobretudo pela minha indisponibilidade e duplicação de tarefas.
Ainda assim, considero que foi uma experiência positiva, mais que não seja, pela análise das intervenções dos colegas no fórum e pela participação, ainda que atribulada, na sessão síncrona.

Fazendo uma síntese dos tópicos que mais me cativaram neste tema, destaco:
- Exploramos conceitos fundamentais como criatividade, educação, inovação social e o modelo SAMR (Substituição, Ampliação, Modificação e Redefinição).
- Obra "Criatividade, Educação e Inovação Social": Discutimos sobre a obra e sua relevância, especialmente no contexto educacional, destacando como ela aborda temas relacionados à integração da tecnologia na educação.
- Modelo SAMR: Analisamos o modelo SAMR como uma estrutura conceitual para guiar o uso eficaz da tecnologia na educação, categorizando-o em quatro níveis distintos de integração tecnológica.
- Integração do SAMR com os Conceitos de Criatividade, Educação e Inovação Social: Exploramos como o modelo SAMR pode ser integrado aos conceitos de criatividade, educação e inovação social, destacando a importância de promover uma abordagem integrada que capacite os alunos a se tornarem agentes de mudança criativos e socialmente conscientes.
- Implementação Prática: Discutimos como a implementação da educação digital baseada nos quatro níveis do modelo SAMR pode impulsionar a expressão criativa, a colaboração e a solução de problemas sociais, promovendo uma educação mais dinâmica e significativa.
- Dificuldades das Escolas na implementação das novas tecnologias e ecossistemas digitais;

Esses tópicos refletem uma discussão abrangente sobre a integração da tecnologia na educação, enfatizando seu potencial para impulsionar a criatividade, a inovação social e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SEDR TEMA 1. A SOCIEDADE DIGITAL E OS NOVOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO (ONLIFE).

SEDR Reflexão pessoal

EAVA Tema 1. Competências digitais, plataformas e ambientes virtuais