Este blog foi criado com o objetivo de manter o meu portefólio atualizado com as minhas reflexões e trabalhos realizados no âmbito da Pós-graduação em Educação Digital e em Rede.
Neste tópico serão apresentadas as reflexões sobre o Tema 1: A sociedade digital e os novos desafios da educação (onlife) da unidade Sociedade e Educação Digital e em Rede. A 20 de Abril de 2020, Domingos Caeiro e João Relvão Caetano, escreviam no Público o artigo de opinião "Educação digital onlife". Numa altura em que as escolas se reinventavam para manter a base da sociedade, que é o sistema de ensino, este artigo foi para mim, uma oportunidade para melhorar o trabalho que estava a fazer na minha Escola. Volvidos 4 anos, tenho agora a oportunidade de avançar com este projeto pessoal, em total concordância com o objetivo definido ao ler este artigo. "Já se percebeu que a transposição das metodologias e práticas pedagógicas presenciais para os ambientes digitais online não funciona. Não faz sentido, por exemplo, dar uma aula magistral online e menos ainda gravá-la, qualquer que seja o meio utilizado. Percebe-se também que é necessário que os professores de todos os níve...
Tema 1. A sociedade digital e os novos desafios da educação (onlife), da unidade Sociedade e Educação Digital e em Rede A reflexão levantada por J. António Moreira é extremamente pertinente e coloca em evidência um ponto crucial: a questão não reside necessariamente no digital em si, mas sim na forma como ele é integrado e utilizado no contexto educativo. Não raras vezes, tendemos a atribuir ao digital a culpa pelo desinteresse dos alunos ou pela sua desconexão com a escola, quando na realidade, o problema pode residir em práticas pedagógicas ultrapassadas que não conseguem aproveitar plenamente as potencialidades das tecnologias digitais. O sistema de ensino precisa evoluir para acompanhar as mudanças na sociedade e na forma como as novas gerações aprendem e interagem com o mundo. Isso significa reconhecer que os alunos de hoje são nativos digitais, que cresceram imersos na tecnologia, e que aprenderam a se relacionar e a obter informações de maneiras diferentes daquelas trad...
Neste tópico serão apresentadas as reflexões sobre o Tema 1: Competências digitais, plataformas e ambientes virtuais da Unidade Ecologias e Ambientes Virtuais de Aprendizagem. "O acesso a novas e diversas fontes de informação, divulgação, interação, conhecimento e aprendizagem proporcionado pelo contínuo desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação tem resultado numa reconfiguração dos espaços de do tempo de trabalho, comunicação, produção e socialização cotidianos. Essa realidade em movimento, característica da Sociedade do Conhecimento, permite, ao mesmo tempo que exige, uma organização escolar inovadora. A Educação é desafiada a ultrapassar o paradigma do ensino de conteúdos e a centrar-se no desenvolvimento de competências que possibilitem a aprendizagem ao longo da vida dos indivíduos. As competências digitais, neste contexto desafiador aos sistemas educativos, assumem lugar entre os objetivos, uma vez que a literacia digital deve ser desenvolvida a fim de pe...
Comentários
Enviar um comentário