SEDR O Balanço de uma semana produtiva
Durante a última semana, nomeadamente no Fórum 1 | Sala de Aula Virtual Assíncrona 1, discutimos amplamente a transição para uma abordagem de educação "onlife", onde a integração de ambientes físicos e virtuais é fundamental. A ideia central foi repensar a educação em resposta às mudanças tecnológicas e sociais, reconhecendo tanto os benefícios, quanto os desafios dessa transição.
Foram levantadas questões sobre a necessidade de os professores se adaptarem a esse novo paradigma, assumindo papéis mais orientadores e facilitadores da aprendizagem dos alunos, em vez de apenas transmissores de conhecimento. Além disso, destacou-se a importância da metacognição e do desenvolvimento de habilidades críticas para os alunos navegarem efetivamente no mundo digital, com especial atenção às competências para o século XXI.
Exploramos as ideias de autores como Eliane Schlemmer e José António Marques Moreira, que defendem uma educação "onlife" que integra ambientes físicos e virtuais. Eles destacam a importância de repensar o papel do professor para criar um ambiente de aprendizagem mais colaborativo e centrado no aluno, onde a tecnologia é aproveitada de forma construtiva.
Falamos sobre a Teoria do Ator-Rede de Bruno Latour, que enfatiza a importância dos atores humanos e não humanos na construção da realidade social, incluindo a tecnologia. Houve também menção à necessidade de orientar os alunos para uma utilização ética e responsável da tecnologia, evitando armadilhas como a disseminação de informações falsas.
No entanto, alguns colegas expressaram preocupações sobre a implementação prática desse novo modelo educacional, citando desafios como a falta de preparação dos alunos e a progressão lenta em direção a uma sociedade e comunidade "onlife" universal, a que acrescem as preocupações com a segurança e a identidade digital.
Resumidamente, a discussão destacou a importância de reconhecer e abraçar as mudanças trazidas pela tecnologia na educação, ao mesmo tempo que se enfatiza a necessidade de orientação, adaptação e reflexão crítica para maximizar os benefícios dessa transição.
No contexto da discussão sobre modalidades de aprendizagem mediadas pela tecnologia, foram mencionados diferentes tipos de sistemas, incluindo o blended learning (aprendizagem mista), o online learning (aprendizagem online), o mobile learning (aprendizagem móvel), o ubiquitous learning (aprendizagem ubíqua), o informal learning (aprendizagem informal), o game-based learning (aprendizagem baseada em jogos) e o flipped learning (aprendizagem invertida). Cada um destes sistemas tem características e abordagens específicas, mas todos compartilham o uso de tecnologia para facilitar e enriquecer o processo de aprendizagem. Além disso, o sistema de educação híbrido também foi bastante discutido, relevando-se o facto deste combinar a aprendizagem presencial e online de maneira integrada, proporcionando flexibilidade e adaptabilidade pedagógica.
Concluído, a educação "onlife" pode oferecer oportunidades emocionantes, mas também apresenta desafios que precisam ser enfrentados com cuidado e consideração, mas com a certeza de que é este o caminho a seguir..
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